O Tigre e o Dragão

Ficha Técnica

 

Título Original: Wo Hu Zang Long

Gênero: Ação

Tempo de Duração: 120 min

Ano de Lançamento: 2000

Direção: Ang Lee

Roteiro: Hui-Ling Wang, James Schamus e Juo Jung Tsai, baseado em livro de Du Lu Wang

Produção: Li-Kong Hsu, William Kong e Ang Lee

Música: Tan Dun

Direção de Fotografia: Peter Pau

Figurino: Timmy Yip

Edição: Tim Squyres

Efeitos Especiais: Blue Sky Studios/MVFX

 

Premiações 

  • Ganhou quatro Oscars nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora. Recebeu ainda outras seis indicações nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Figurino e Melhor Canção Original;

  • Ganhou dois Globos de Ouro por Melhor Diretor e Melhor Filme Estrangeiro, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Trilha Sonora;

  • Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio BR de Cinema, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Sinopse

 

Ambientado em um universo de fantasia e misticismo, o filme é povoado por personagens grandiosos que desafiam a Lei da Gravidade a todo o momento, movendo-se com graciosidade.

O guerreiro Li Mu Bai lutou por toda a China e, então, resolveu abandonar a peregrinação. Amargo, ele pede a uma amiga por quem mantém uma contida e correspondida paixão há muitos anos, Shu Lien, que entregue sua poderosa espada, Destino Verde, ao mestre Sir Te. Porém, a espada é roubada por uma figura misteriosa que, possivelmente, também foi a responsável pelo envenenamento do mestre.

Enquanto isso uma jovem garota, Jen, reluta em aceitar seu destino de tradições e subserviência e resolve conferir novo rumo à própria vida – o que pode levá-la a um caminho equivocado e sombrio.

É no caráter das personagens que reside a força da história presente no roteiro.

O Tigre e o Dragão não é apenas um filme de artes marciais, embora apresente características típicas do gênero, como coragem, tradição e honra: graças à sensível direção de Ang Lee, os personagens da história se tornam mais notáveis do que suas próprias qualidades como lutadores. Além disso, o papel essencial das personagens femininas ao longo da trama confere fôlego novo ao longo da narrativa, pois elas são as figuras mais fortes e presentes no filme.

As lutas são engrandecidas pela dimensão heróica conferida aos lutadores, e as brilhantes coreografias realçam este fato com perfeição, amparado por uma série de efeitos mecânicos, e não digitais.

Existe poesia nas imagens de Ang Lee.

 

Tan Dun e a Trilha Sonora

 

A trilha sonora é toda em cordas e foi desenvolvida por Tan Dun. A trilha confere um clima épico à produção, sem chamar demasiadamente a atenção sobre si.

Tan Dun é um compositor e regente conceitual e multifacetado. Deixou sua marca na cena musical internacional ao apresentar um repertório criativo que transpõe as fronteiras da música clássica.

Vencedor de importantes prêmios musicais – Grawemeyer, Grammy e Oscar – a música de Tan Dun tem sido aclamada em todo o mundo.

Sua inspiração brota da natureza e da tecnologia. Sua inquietação se manifesta no seu experimentalismo como autor.

Em sua música estão o vislumbre dos astros no espaço, o deslizar dos rios, o cantar dos pássaros, o sol nascente, o cair da tarde, o silêncio noturno.

Tan Dun assegura magnitude e emoção a quem estiver disposto a ouvir sua música. Ela é livre e solta na tonalidade, pontilhada de nuances coloridas, despojada, densa, alegre, solene.

 A música de Tan Dun é um exercício fascinante quando aborda, inclusive, o silêncio.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: